Anosmia, perda do olfato, o que fazer?

Atualizado: 8 de dez. de 2021

Chamada de hiposmia (quando há diminuição do olfato) ou anosmia (quando há perda total do olfato), esse sintoma tem se tornado razão de muita procura ultimamente nos consultórios de otorrinolaringologia, por ser comum em casos de Covid19. Você está sofrendo disso ou conhece alguém que está?

nariz com x representando ausente
anosmia

Só covid19 causa perda do olfato?

Outros vírus também podem causar esse sintoma, além de traumas, doenças nasais crônicas e doenças neurológicas. Porém, na situação atual de pandemia, a principal causa é, sim, a infecção pelo SARS-Cov-2. A grande maioria dos pacientes tem melhora do sintoma de hiposmia, porém é importante procurar o otorrinolaringologista em caso de perda de olfato que se mantenha por mais de 2 semanas.

Quais os perigos da perda de olfato?

Além de, muitas vezes, diminuir o apetite (pois o paladar depende muito do olfato), pode ser perigoso não sentir corretamente os cheiros. O paciente pode não perceber um vazamento de gás, ingerir algum alimento estragado, ou, até, não perceber algo queimando em sua residência.

Mas, tem tratamento, doutora?

Vários tratamentos são possíveis: desde treinamento olfativo até uso de medicações. O treinamento olfativo, inclusive, pode ser feito com substâncias que encontramos facilmente nos mercados: mel, cravo, café, tangerina, essência de baunilha, pasta de dente de menta e vinagre de vinho tinto. O paciente deve inalar cada substância separadamente, por cerca de 15 segundos, 2 vezes por dia. O uso de medicamentos deve ser prescrito por um médico após correta avaliação.

Esse conteúdo foi útil para você? Curta e compartilhe!